Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Semana da Mulher: cuidados com a saúde é essencial

Postado em 06/03/2020



Além das idas regulares ao ginecologista, outros hábitos e cuidados básicos são importantes para a saúde feminina. Ter um tempo para relaxar do estresse do dia a dia é um deles. Atualmente a maioria das mulheres tem rotinas bem agitadas com casa, família e carreira. É certo que muitos homens já percebem a importância de dividir as tarefas, mas a maioria das mulheres ainda desempenham um papel fundamental nos afazeres diários.

Separar um tempo livre para se fazer o que gosta reflete diretamente na saúde, inclusive uma boa noite de sono. É o que chamamos de sono reparador. É de noite que o corpo consegue descansar, reparar os danos e se preparar para o dia seguinte. Logo, quando o sono não é de qualidade, esse dia pode começar bem ruim. Com o passar dos anos esse mau hábito pode acabar prejudicando também o cérebro e o coração.

Não podíamos deixar de mencionar também a importância que tem o exame do toque. Realizar o autoexame nas mamas e observar a região íntima frequentemente são cuidados que devem ser parte inerentes na vida da mulher a fim de melhorar a qualidade de vida e de prevenir doenças e infecções.

As idas ao ginecologista devem começar a serem regulares com a chegada da puberdade. A frequência dessas visitas varia de mulher para mulher, levando em consideração o histórico familiar, a rotina e a saúde física. O importante aqui é não deixar de ir, pois esse acompanhamento garante mais saúde e mais qualidade de vida para elas.

Cuidar da autoestima também é essencial para a saúde mental da mulher. Esse autocuidado vai muito além disso de uma rotina de beleza comum. Cuidar da pele, praticar exercícios, manter hábitos alimentares saudáveis e até realizar um sonho que estava há muito tempo guardado ou que foi deixado de lado por algum motivo, se tornam especialmente prazerosos e ajudam no bem-estar mental. Outro ponto a ser observado é o estado emocional. A tristeza constante, a ansiedade, o desânimo ou a apatia podem prejudicar e muito a saúde. Tais sinais são comuns na depressão. Nesses casos, procurar ajuda médica é o mais indicado.

Viver com saúde e aproveitar tudo de bom que a vida tem a oferecer é o melhor presente que elas podem ganhar no dia delas. Parabéns a todas as mulheres!


O ASSIM SAÚDE curte práticas que fortalecem a saúde e o bem-estar das mulheres.